• Jornadas Espaço Potencial | Espaço, Tempo e Relação

    Nos tempos que correm, parece existir numa espécie de inconsciente colectivo, a urgência de parar para pensar e repensar a nossa prática clínica: que mundos são estes os que existem agora? Que lugares, tempos, pessoas habitam o espaço terapêutico?
    ler artigo
  • A psicoterapia além das consultas

    Entre consultas, a terapia continua: no mundo interno, nos sonhos, nos desafios do quotidiano, no que se guarda dentro e permanece, e no tempo e ritmo que as coisas levam para nascer e crescer.
    ler artigo
  • Ainda há tempo para a Psicanálise? – Parte 2

    O tempo é talvez um dos ingredientes principais da psicanálise. A psicanálise contemporânea tem foco na relação – na Nova Relação, segundo Coimbra de Matos – que se estabelece entre o terapeuta e o paciente. Uma relação sã e sanígena, com potencial psicoterapêutico, que só pode ser construída com tempo, como qualquer outra relação significativa.
    ler artigo
  • Ainda há tempo para a Psicanálise? – Parte I

    O problema não será tanto ter o foco no fim – é o objetivo que nos norteia –, mas sim a impaciência para conseguir suportar que o fim não pode vir tão rápido quanto se gostaria. Citando António Machado, “o caminho faz-se... caminhando” e no que diz respeito à psicanálise, o caminho acaba por ser muito mais importante do que a chegada.
    ler artigo
  • Chega-te a mim e deixa-te estar

    Contar histórias para adormecer aos filhos traz muito benefícios, elas não se limitam a criar memórias mágicas, nem só a fazer parte da rotina que ajudará a adormecer. As histórias para dormir ajudam a criar um vínculo entre pais e filhos, a reduzir os níveis de ansiedade das crianças e reforçam as suas capacidades de alfabetização e domínio da linguagem.
    ler artigo
  • A digestão dos afectos: quando comemos conforme nos sentimos

    Muitas vezes, e quase sem nos apercebermos, a nossa dinâmica afetiva tem expressão na forma como nos alimentamos.
    ler artigo
  • Contactos durante o mês de Agosto

    Continuamos abertos e a receber marcações para sessões de Psicoterapia (crianças, adolescentes e adultos), Orientação Vocacional e Terapia de Casal/Família. No entanto, solicitamos que agende a sua consulta através da agenda online; ou, caso precise de nos contactar, recorra preferencialmente ao e-mail ou ao formulário que se encontra no site.
    ler artigo
  • Covid-19 e Psicoterapia

    A situação actual de pandemia pode trazer ao de cima muitos sentimentos e angústias difíceis de gerir. Saiba aqui como podemos ajudá-lo!
    ler artigo
  • As Crianças e os Perigos da Internet – Programa Bem-Vindos RTP África

    A Psicóloga Carolina Justino participou no programa Bem-Vindos - RTP África. À conversa com Silvio Nascimento e Luís Sinate debateu-se o tema "As Crianças e os perigos da Internet".

    Qual a sua posição enquanto Pai ou Mãe? Sendo uma questão tão importante e actual saiba mais assistindo o video.
    ler artigo
  • Stress e Ansiedade – quando é que se torna um problema?

    Em alguns momentos da nossa vida, é natural que nos sintamos ansiosos ou nervosos, com algumas sensações físicas que podem ser sentidas como desagradáveis. Sabe o que é o stress?
    ler artigo