Estudar até mais tarde e dormir menos horas, em período de testes, faz mal?

Ter hábitos de sono saudáveis é muito importante, principalmente na vida de um estudante, seja em qualquer idade/ano de escolaridade. Sendo igualmente essencial que haja um sono de qualidade. Não só nas vésperas de avaliações, mas também em todo o período de aulas.

Vários estudos demonstram que a privação do sono tem uma correlação significativa com a diminuição do desempenho académico nos estudantes.

Os estados de sonolência relacionam-se com problemas de atenção, concentração, memória, diminuição da capacidade cognitiva e consequentemente diminuição no desempenho académico. Por isso, em vésperas de exames e também em período semanal de aulas, é muito importante ter um padrão de sono regular.

Uma criança ou jovem que se deite tarde na véspera de um exame, poderá sentir-se mais cansado, sonolento, com menor capacidade de atenção e concentração, com interferências na memória, ou mesmo alterações de humor, que certamente irão condicionar o seu desempenho no teste, podendo diminuir o rendimento escolar.

O sucesso nos testes e exames não depende apenas da hora de deitar e de hábitos de sono regulares, mas estes assumem um papel importante que permitem um estado de vigília, com maior disposição, concentração e atenção perante as tarefas.

Antigos Colaboradores

Antigos Colaboradores

ver perfil
"Vários estudos demonstram que a privação do sono tem uma correlação significativa com a diminuição do desempenho académico nos estudantes".