Saídas com amigos, ir ao cinema, passear e conviver são atividades que se podem manter em altura de avaliação escolar. No entanto, com algumas reservas e moderação. O segredo está no equilíbrio entre os momentos de estudo e o lazer.

Durante a semana e em época de avaliações é melhor não haver muitas saídas. No entanto nem tudo é proibido.

As semanas de avaliações são uma época muito desgastante, as horas de estudo, as horas na escola em aulas, as atividades extracurriculares (quando existem), e por isso importa descansar, dormir bem e fazer uma boa alimentação.

A questão fulcral, passa por adotar hábitos de trabalho, boas metodologias de estudo e uma boa organização e gestão do tempo, que devem ser adotados desde o início do ano letivo. Quando isto está a ser cumprido, isto é, se estamos perante um aluno com hábitos de estudo regulares, se tem um horário organizado, tem as tarefas escolares realizadas atempadamente, tem a matéria bem consolidada, não considero que seja totalmente proibido. No entanto, é importante que não sejam saídas muito tardias, ou todos os dias, mas por exemplo, uma ida ao cinema com os amigos no fim- de-semana, ou ir almoçar com os amigos, até pode ser benéfico, pois ajuda a relaxar e a voltar a encarar as horas de estudo com outro humor, dedicação e empenho.

O importante é ter regras, não se perder no tempo das saídas, nem se esquecer das suas obrigações enquanto estudante.

Os pais devem sempre estar presentes e acompanhar a vida escolar dos filhos, é importante que estabeleçam algumas regras e ajudem os filhos a cumpri-las e a serem responsáveis.

Antigos Colaboradores

Antigos Colaboradores

ver perfil
"O importante é ter regras, não se perder no tempo das saídas, nem se esquecer das suas obrigações enquanto estudante".