Miguel Oliveira
Psicólogo especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), do qual é Membro Efectivo com Cédula Profissional N.º 24344, e Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC). Membro dos Corpos Sociais da IARP-P, International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy, secção Portuguesa.
Terminou o Mestrado Integrado em Psicologia, na Especialização de Psicologia Clínica no ISPA – Instituto Universitário enquanto simultaneamente realizava a Pós-Graduação em Psicocriminolgoia. Durante este período desenvolveu, no contexto da Dissertação de Mestrado, uma tese sobre o desenvolvimento e formação da identidade e, no âmbito do Estágio Curricular, acumulou mais de 1800 horas de trabalho no Instituto Nacional de Medicina Legal e Outras Ciências Forenses (INMLCF), Delegação Sul. Acresce a realização de diversas Formações Especializadas na área das Ciências Forenses, Neuropsicologia e Sexologia.
Tem desempenhado actividade científica no âmbito da Psicometria (validação de escalas), Ciências Forenses (simulação) e sexologia (impacto da gravidez e pós-parto na função sexual) a par de actividade formativa como Docente Universitário no ISPA – Instituto Universitário onde lecciona as Unidades Curriculares: Métodos de Avaliação I e II e Introdução à Psicologia Criminal e Forense.
Desempenhou funções como Psicólogo Clínico no contexto público e privado e ainda como Perito Forense. Actualmente desempenha funções como Psicólogo Clínico nos Serviços de Saúde do Instituto Superior Técnico (IST) e como Perito na MSL – Medicina e Segurança Laboral e no Gabinete Forense do ISPA – Instituto Universitário. Concilia, ainda, funções como Psicólogo Clínico, no âmbito da Psicoterapia Psicanalítica, em contexto privado.
As áreas de actuação em que se tem vindo a especializar são o trauma, quadros psiquiátricos severos e neurológicos, comportamentos violentos, doença crónica e terminal, transições de vida, vivência sexual após o parto, parto e pós parto, amamentação e parentalidade.