Mudar e crescer pode ser difícil, doloroso e, por vezes, o adolescente pode sentir-se deprimido, ansioso, desmotivado, perdido, zangado.
Pode ser complicado compreender o porquê de tal emaranhado de sentimentos por vezes contraditórios.
Tem o futuro pela frente, tantas escolhas possíveis… como saber o que quer e o que é melhor para si?
Podem ser muitas as questões e dúvidas, falar com os pais ou com os amigos pode não ser suficiente, pois nem sempre se sente compreendido.
Porque será que se sente assim?
Áreas de intervenção:
- Ansiedade e ataques de pânico
- Depressão
- Medos e fobias
- Sexualidade
- Comportamentos de risco
- Desmotivação escolar
- Autoestima
- Auto-mutilação e suicídio
- Problemas alimentares
Como pode psicoterapia ajudar?
A psicoterapia irá permitir ao adolescente adquirir uma maior compreensão dos seus sentimentos, possibilitando que se conheça melhor e que perceba o porquê dos seus comportamentos. Irá, também, permitir que seja capaz de efectuar escolhas que lhe permitam viver melhor consigo e com os outros.
Um psicoterapeuta é um psicólogo que, através de uma formação específica acreditada por uma sociedade científica e reconhecida pela Ordem Portuguesa dos Psicólogos, se especializou em psicoterapia.
No consultório Espaço Potencial os psicoterapeutas realizaram uma especialidade avançada em Psicoterapia Psicanalítica, que pressupõe uma formação contínua e permanente actualização de conhecimentos ao longo da sua prática clínica.
O que esperar?
Na primeira consulta, o psicoterapeuta irá procurar compreender o que levou o adolescente até ali. Consoante a situação e a idade, esta consulta poderá ser realizada conjuntamente com os pais.
Seguidamente, serão realizada algumas consultas nas quais o psicoterapeuta irá conversar com o adolescente, compreender o seu percurso de vida, como se relaciona com os outros e como percepciona o mundo à sua volta.
Por fim, o psicoterapeuta irá explicar ao adolescente em que é que poderá ajudá-lo e irá propor, se adequado, um plano terapêutico.