Avaliar para diagnosticar e intervir
O processo de avaliação psicológica é um método científico de observação e análise do funcionamento psicológico do indivíduo.
A avaliação psicológica inicia-se com um pedido específico, podendo advir dos pais/encarregados de educação (no caso de crianças ou adolescentes), do médico, da escola ou por parte de uma instância jurídica.
Como se processa uma avaliação psicológica?
A avaliação é efectuada através de um número restrito de consultas, nas quais é realizada uma entrevista clínica e são aplicados, quando necessário, testes e provas psicológicas, tendo como fim a elaboração de um relatório de avaliação psicológica.
Este processo de avaliação permite entrar em contacto com as singularidades de cada pessoa, acedendo às suas experiências e vivências, bem como à compreensão da amplitude das suas problemáticas.
Áreas de Intervenção
- Infância
Avaliação detalhada do perfil de desenvolvimento
Despiste de hiperactividade e défice de atenção
Avaliação da maturidade escolar
Despiste de dificuldades de aprendizagem
- Adolescência
Avaliação psicológica global
Despiste de ansiedade e stress
Despiste de depressão
- Adultícia
Avaliação psicológica global
Despiste de ansiedade e stress
Despiste de depressão
Avaliação geral da personalidade
Avaliação detalhada da personalidade
Avaliação Psicológica no Espaço Potencial
A nossa idade determina algumas das nossas características e particularidades, colocando balizas e limites nos nossos conhecimentos, experiências e capacidades. Por isso, a avaliação psicológica, no Espaço Potencial, é pensada segundo o grupo etário, adequada e adaptada a cada caso.