E agora? Que faço? Qual a área que escolho? Gosto de tanta coisa - ou não sei bem o que gosto?

Em vários momentos da nossa vida somos confrontados com a necessidade de tomar decisões acerca do nosso futuro académico e/ou profissional. A primeira vez que nos debatemos mais seriamente com este tema é no 9º ano de escolaridade, altura na qual precisamos de decidir qual o curso secundário a seguir.

E agora? Que faço? Qual a área que escolho? Gosto de tanta coisa – ou não sei bem o que gosto?

 

Primeiro, é importante parares.

 

Parares para pensar sobre o que gostas de fazer, o que queres para ti e para o teu futuro, quais são as tuas capacidades, quem és afinal nesta fase da tua vida e quem imaginas que serás futuramente.

Este momento de pausa e reflexão inicial irá permitir que te conheças melhor, promovendo uma construção mais coesa do teu projecto de vida.

 

Depois, reflecte!

 

Através de uma reflexão individual, genuína, honesta e verdadeira, poderás entrar em contacto com as tuas vontades, com a tua vocação e com o caminho que gostarias de percorrer.

Para fazeres esta reflexão, é importante que analises o teu percurso académico até à data, que percebas quais as tuas mais-valias e os teus “calcanhares de Aquiles” para, assim, conseguires tomar uma decisão coerente e adequada.

Não te esqueças também de ponderar quais os teus gostos pessoais, os teus interesses e o que gostas de fazer no teu tempo livre. Imagina também como gostarias que fosse o teu futuro, quais as condições de trabalho que seriam mais aliciantes para ti e como te projectas daqui a dez anos.

Com toda esta exploração, consolidarás uma visão mais diferenciada da realidade, incrementando o teu grau de consciência acerca de ti próprio, das tuas intenções e acções.

 

Por fim, e se ainda precisares, vem ter connosco!

 

Sabemos que pode não ser um processo fácil, que são muitas as questões que pairam em redor da tua cabeça. Mas estamos aqui para te ajudar! O processo de Orientação Vocacional pode ajudar-te a compreenderes quem és, as tuas aptidões e competências, os teus interesses e valores, os aspectos mais característicos da tua personalidade. Caso percebas que sozinho não estás a conseguir escolher, conta connosco para te ajudarmos no processo de tomada de decisão. Sabe mais sobre Orientação Vocacional aqui.

 

Andreia Cavaca

Andreia Cavaca

Directora Clínica | Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
ver perfil
O processo de Orientação Vocacional pode ajudar-te a compreenderes quem és, as tuas aptidões e competências, os teus interesses e valores, os aspectos mais característicos da tua personalidade.